DOMADOS DO PAMPA 2021 – II ETAPA - DIAS 03 E 04 DE JULHO.

30/06/2021 ABCCA


Tanto que o Campeonato Domados do Pampa, prova mais forte da raça no estado, promove disputas de exemplares Árabes em nove modalidades equestres diferentes
A criação do Rio Grande do Sul do cavalo Árabe é focada em fomentar a funcionalidade da raça. Para os gaúchos, o cavalo ideal Árabe é aquele que apresenta aptidões morfológicas ideias para ser montado.“Vejo o cavalo Árabe do Sul como um cavalo de trabalho, funcional, mas sem perder a sua beleza. O povo gaúcho sempre foi ligado aos cavalos, sempre os utilizou para a lida do campo e isso se estende até hoje. Por isso acredito que essa criação é de excelência. Nosso campeonato está cada ano mais forte, com várias modalidades que demonstram a funcionalidade do cavalo árabe”, conta Rachel Jacovas, do Haras Jacovas, criadora de cavalo Árabe.
Exatamente por isso que a Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) criou o Campeonato Domados do Pampa, onde os exemplares árabes são testados em nove modalidades esportivas. São elas: Cross Country, Cinco Tambores, Apartação, Três Tambores, Seis Balizas, Rédea Campeira, Rédea Nacional, Combinada e Team Penning. "É o segundo campeonato mais importante do Rio Grande do Sul", cita a presidente da AGCA, Fernando Camargo. "Além disso, é o campeonato mais importante de provas funcionais de velocidade no Rio Grande do Sul. A gente movimenta o número de pessoas bem legal que se envolve com o mecanismo do campeonato".

As disputas no Campeonato Domados do Pampa são realizadas em quatro etapas anuais, sendo a final realizada durante a Expointer, em Esteio/RS. Ao todo, sete categorias diferentes são disputadas: Aberta, Amador, Jovem até 15 anos, Master acima de 45 anos, Cavalos Novos/Inéditos, Kids até 8 anos e Meio Sangue Árabe.
"O nosso campeonato é em pontos corridos. Então, o animal que mais pontuar a cada etapa, onde ele corre as nove modalidades, é que vai se consagrar campeão no final. Os cavalos que ganham esse título já são valorizados por serem considerados um cavalo completo".
Além do Campeonato Domados do Pampa, a AGCA também busca incentivar a prática de outras modalidades. Tanto que recentemente implementou uma prova de Enduro. "Será feito em etapas, de três a duas, que está tendo uma boa aceitação. Além disso, também temos a parte do hipismo que a gente trabalha com alguns parceiros nossos de escolas, de forma mais singular, e a gente tenta abranger outras modalidades, como o Ranch Sorting que entramos em campeonatos com outras raças".
A ideia da ACGA é, acima de tudo, fomentar a funcionalidade do cavalo Árabe. "A gente tenta trabalhar todas as modalidades possíveis. Para incentivar todos a terem um exemplar Árabe, porque dá pra trabalhar no Campeonato Domados do Pampa, no Enduro, no Ranch Sorting, na cavalgada, que a gente trabalha bastante também aqui no Sul. Enfim, um cavalo que se enquadra em várias situações diferentes”, acrescenta Fernanda.
Mais proprietários do que criadores gaúchos
Por conta do incentivo na parte esportiva da raça, no Rio Grande do Sul existem atualmente mais proprietários de cavalos Árabes do que propriamente criadores. Como resultado, os criadores gaúchos associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) não estão dando conta da alta demanda de exemplares da raça.
"Aqui no Sul a expansão está bem grande, tem muita gente procurando. Tanto que o Rio Grande do Sul está com falta de cavalo, tendo ir buscar em outros estados. O nosso cavalo está bem valorizado e o comprador está procurando bastante. O que tem de procura é muito de proprietários que tem até seis cavalos, que tem para uso familiar, focados na parte funcional", ressalta a presidente da AGCA. A criadora Rachel Jacovas reforça. “ A procura é grande entre amadores que querem ingressar nas provas com seu próprio cavalo, principalmente mulheres e crianças”.
Vem aí a II Etapa do Campeonato Domados do Pampa
Toda a funcionalidade do cavalo Árabe será novamente colocada à prova durante a 2ª etapa do Campeonato Domados do Pampa 2021. As disputas acontecem nos dias 03 e 04 de julho, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Os melhores conjuntos irão se reunir para levantar poeira nas pistas. "Acreditamos que a II Etapa do Domados do Pampa 2021 ocorrerá ainda mais forte que a I etapa. Obtivemos um aumento de 20% nas inscrições e acreditamos que este aumento seja pelo sucesso da I etapa e pela tranquilidade dos competidores quanto ao cumprimento e fiscalização dos protocolos sanitários contra a Covid", cita Fernanda Camargo.
As provas do Campeonato Domados do Pampa pontuam para a ABCCA e também para o ranking Arabian Cup que esse ano está distribuindo mais de R$ 215 mil em prêmios, como incentivo ao cavalo Árabe funcional. Nesta etapa, as disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal YouTube AGCA Cavalo Árabe


POSTAGENS



HARAS

Top